O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou uma mudança na forma de correção das provas de Vestibular para as vagas que serão abertas no ano de 2019. Além de ter dividido a prova em duas fases (anteriormente ela acontecia apenas em uma etapa), mudança que já havia sido anunciada, agora a novidade está relacionada a prova de redação.

Prova de redação do ITA terá peso de exatas

A partir dessa edição, as provas de redação ganham um peso maior na nota final dos candidatos, se igualando as provas de exatas, como física, química e matemática. A redação passará a valer 20% da nota final. Com a mudança, a prova de português vai valer apenas 5% do total da nota.

De acordo com o Professor Thiago Cardoso da Costa, do Poliedro, a partir de agora, é ainda mais importante que o candidato busque aprimorar a escrita. “Em termos de conteúdo, o ITA não alterou o seu programa de matérias. Portanto, espera-se um vestibular de altíssimo nível, como já é tradição dessa Instituição”, considera o professor.

Prova de redação do ITA terá peso de exatas

Considerando uma escala de 0 a 100, cada questão da primeira fase, exceto inglês, corresponde a 0,417 pontos e cada questão dissertativa, ou seja da segunda fase, equivale a 2 pontos. A Redação, por sua vez, vale 20 pontos e a matéria Inglês tem apenas caráter eliminatório.

A primeira fase do vestibular do ITA está marcado para o dia 23 de novembro. Já a segunda fase está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro.

As inscrições para o vestibular do ITA podem ser feitas pelo site da instituição.