O Ministério da Educação confirmou oficialmente o adiamento das inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2. De acordo com as informações que foram divulgadas, ambas os programas terão suas inscrições abertas no mês de julho. Originalmente as inscrições eram sempre abertas no mês de junho.

ProUni e Fies 2020/2 são adiados para julho

O MEC afirma que a decisão pelo adiamento foi tomada após as instituições de ensino superior terem solicitado um prazo maior para adesão ao SiSU, ProUni e Fies, em virtude de todas as alterações nas rotinas das pessoas e das instituições devido a pandemia do novo coronavírus.

Até o momento, o MEC confirmou que a publicação do edital do ProUni deve acontecer no dia 18 de junho, enquanto que a consulta de vagas estará disponível a partir do dia 7 de julho e as inscrições acontecerão entre os dias 14 e 17 de julho.

Já com relação ao Fies 2020/2 a publicação do edital deve acontecer no dia 18 de junho, com a consulta das vagas previstas para ser liberada no dia 14 de julho e as inscrições estão agendadas para acontecer entre os dias 21 e 24 do mesmo mês.

ProUni e Fies 2020/2 são adiados para julho

Vale lembrar que o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU 2020/2, também já havia sido oficialmente adiado para o mês de julho. As inscrições deveriam começar a acontecer na última terça-feira, dia 16 de junho, o que não aconteceu. A falta de um aviso oficial com antecedência pelo MEC fez com que muitos estudantes questionassem o Ministro sobre o que estava acontecendo.

Weintraub só confirmou o adiamento do SiSU à tarde, em seu próprio perfil. Posteriormente, a informação foi divulgada no portal do Ministério da Educação, assim como foram informadas as novas datas da seleção e também do ProUni e Fies. O SiSU 2020/2 terá inscrições de 7 a 10 de julho.