Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) referente as vagas disponibilizadas para o 2º semestre de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos poderão se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 4 de agosto.

ProUni 2022/2 já está com inscrições abertas

As inscrições são feitas através do Portal Acesso Único.

Assim como as edições anteriores do programa, através do ProUni os candidatos poderão concorrer a bolsas integrais ou parciais para cursos que são ministrados por instituições privadas de todo o Brasil. O critério continua sendo o desempenho do candidato na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas, essa edição oferece algumas novidades. Uma das mais importantes está relacionada ao tipo de nota que pode ser utilizada para concorrer. Os candidatos podem utilizar o desempenho das últimas duas edições do Enem, ou seja, as de 2020 e também as de 2021. Mas os candidatos ainda seguem tendo que ter uma nota mínima de 450 pontos e também não podem ter zerado a prova de redação.

ProUni 2022/2 já está com inscrições abertas

Além disso, a partir desta edição também podem se inscrever aqueles candidatos que fizeram todo o Ensino Médio na rede privada de ensino, mas que não tinham a condição de bolsista. Desta forma, os grupos de candidatos que podem participar da seleção são os seguintes:

  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo (novidade)
  • Estudantes com deficiência.
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Também devem ser observados os critérios de renda para concorrer. Os candidatos podem obter bolsas do ProUni integrais ou parciais (50%). Pode solicitar bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para tentar a bolsa parcial, é necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

A lista com os primeiros aprovados do ProUni 2022/2 deve ser publicada no dia 8 de agosto.