O Ministério da Educação emitiu um comunicado nesta semana afirmando que deve publicar um novo edital para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 em breve. De acordo com as informações que foram divulgadas, as medidas devem ser tomadas para abranger as pessoas que ainda estão nas listas de espera, que não devem ser chamadas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

ProUni 2020 terá novo edital publicado

Uma das áreas mais afetas com as medidas de restrição que acabaram sendo tomadas em virtude da pandemia foi a educacional, que teve que suspender praticamente todas as suas atividades presenciais, em todos os níveis. Com as universidades paradas, os candidatos que estavam na lista de espera não foram chamados conforme previa o edital que ainda estava válido.

O MEC afirma que o novo edital pretende evitar que os cerca de 90 mil candidatos que ainda estavam na lista de espera sejam prejudicados. O MEC informa ainda que muitas instituições ac abaram tendo que parar o processo de verificação de documentos no meio do caminho, quando decidiram paralisar suas atividades.

ProUni 2020 terá novo edital publicado

Ainda não existe uma data prevista para a publicação deste novo edital. O Ministério deve aguardar o desenrolar das medidas de isolamento para saber o que pretende fazer nas próximas emanas.

Na nota publicada, o secretario de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, afirmou que: “Passamos por um momento inédito no país. Gostaríamos de tranquilizar os estudantes. Assim que tudo se normalizar, o MEC dará o prazo que for necessário para concluir essa etapa. Quem preencher os requisitos será contemplado com a bolsa de estudos e fazer seu tão sonhado curso superior.”