Depois que a justiça autorizou oficialmente a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), o Ministério da Educação anunciou a abertura oficial das inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020. Para compensar o atraso, o MEC anunciou que alterou o cronograma, com as inscrições seguindo até o dia 1º de fevereiro.

ProUni 2020 abre inscrições para o 1º semestre

As inscrições podem ser feitas através do site do ProUni.

O ProUni vai oferecer 251.139 bolsas de estudos, sendo que elas serão divididas em oportunidades integrais (100%) e parciais (50%). Os candidatos podem ganhar as bolsas de acordo com a renda familiar do candidato, seguindo as seguintes diretrizes:

•     Integral: Bolsa oferecida aos estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio.
  •     Parcial: Bolsa oferecida aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O desconto é de 50% nas mensalidades.

Para participar do ProUni 2020/1, os candidatos devem seguir as mesmas regras que já haviam sido anunciadas anteriormente pelo Ministério da Educação. Os candidatos devem obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio em sua edição de 2019. Além disso, a média igual ou superior deve ser de 450 pontos. Os candidatos também não devem ter zerado a prova de redação.

Outros critérios estipulados para a participação do ProUni são os seguintes:

• Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
  • Ter feito em partes o Ensino Médio em escola pública e em escola particular, desde que tenha tido bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência (PcD);
  • Ser professor de ensino básico na rede pública e comprovar o magistério, desde que concorra às vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

Como se inscrever no ProUni 2020/1

ProUni 2020 abre inscrições para o 1º semestre

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site acima e depois informar o número de inscrição na prova do Enem e a senha. Depois disso, os candidatos devem confirmar todas as informações que aparecem na tela. Se tudo estiver certo, eles podem avançar para responder a um questionário.

Neste momento, os candidatos devem informar todos os dados familiares: parentesco (membro da família), nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal. Quando todos os membros da família já estiverem adicionados ao quadro, clique em ‘Salvar e Prosseguir’. Verifique a documentação que deve ser levada para a matrícula.

Depois dessa etapa, os candidatos podem escolher o curso. A pesquisa pode ser feita através do nome do curso, da instituição de ensino ou da cidade em que a bolsa será oferecida. Na sequência, os candidatos devem informar se desejam concorrer pelas cotas ou ampla concorrência. Os candidatos podem repetir as etapas anteriores para escolher uma 2ª opção de curso.