A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta semana que vai ampliar o prazo de inscrições para os eu processo seletivo Vestibular 2023.  De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, agora os candidatos poderão se inscrever até a próxima quinta-feira, dia 8 de setembro. A taxa de inscrição, no valor de R$ 192, poderá ser paga até dia 9 de setembro.

Prorrogada as inscrições para o Vestibular 2023 da Unicamp

As inscrições seguem sendo feitas pelo site da Comvest.

Para este processo seletivo, estão sendo oferecidas .540 vagas em 69 cursos de graduação localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba.

A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declaram pretos e pardos. Conforme o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima.

As demais datas do processo seletivo, pelo menos até o momento, não sofreram alterações.

Como será o Vestibular 2023 da Unicamp

Prorrogada as inscrições para o Vestibular 2023 da Unicamp

Os candidatos inscritos neste processo seletivo vestibular terão que participar de duas fases de provas. No primeiro dia, os candidatos terão que fazer as provas no dia 6 de novembro. O exame será composto por 72 questões baseadas em disciplinas ministradas ao longo do Ensino Médio para os candidatos.

Já a segunda fase está prevista para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro. Nesta fase, as provas sertão compostas por um tema de redação e questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato.

Os estudantes que forem tentar uma vaga nos cursos que exigem aptidão, como Arquitetura e Urbanismo, também devem passar por Testes de Habilidades Específicas nos meses de setembro, outubro e novembro.

Alguns candidatos poderão ganhar bônus de pontuação nas provas, caso consigam se enquadrar nas seguintes situações:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;

II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;

III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;

IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).

O resultado final está previsto para ser liberado no dia 6 de fevereiro de 2023.