O Ministério da Educação anunciou a prorrogação do prazo final da inscrição para o Programa Universidade para Todos (ProUni) referente as vagas abertas para o 2º semestre de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pela seleção, agora os candidatos poderão se inscrever até o próximo dia 5, sexta-feira.

Prorrogada as inscrições para o ProUni 2022/2

As inscrições seguem sendo feitas pelo Portal de Acesso Único.

Os demais critérios e regras deste programa continuam os mesmos. Os candidatos devem ter obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a avaliação é feita apenas a partir da nota obtida pelos alunos. Uma das mudanças anunciadas para esta edição é que os candidatos podem utilizar qualquer uma das notas obtidas nas últimas duas provas, ou seja, nas edições de 2020 e 2021.

Mesmo assim, os candidatos ainda precisam ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas, além de não ter zerado a prova de redação. Os candidatos que podem se inscrever no ProUni deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes categorias:

  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo (novidade)
  • Estudantes com deficiência.
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Prorrogada as inscrições para o ProUni 2022/2

Para o 2º semestre deste ano de 2020 estão previstas 190 mil bolsas de estudo, as quais podem ser integrais ou parciais (50%). Pode solicitar bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Mesmo com o aumento no tempo de inscrição, as demais datas continuam as mesmas. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 8 de agosto. Para os aprovados, o prazo máximo para comprovar as informações prestadas será dia 17 de agosto.