O Ministério da Educação confirmou esta semana que pretende prorrogar as inscrições para aqueles candidatos que participaram da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para as vagas do 1º semestre de 2022. Inicialmente as inscrições terminariam no dia 4 de maio, mas agora os candidatos podem marcar interesse em participar da lista até o dia 26 de maio.

Prorrogada as inscrições para a lista de espera do Fies 2022/1

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MEC, a ideia da mudança de data tem como principal objetivo oferecer um tempo maior para que as instituições de ensino tenham todas as vagas ofertadas e reservadas nesta modalidade ocupadas. Nesta edição, não existe uma previsão de oferta de vagas remanescentes.

Podem participar apenas os candidatos que já tinham se inscrito no período convencional do Fies 2022/1 e que ainda não foram pré-selecionados para nenhuma das vagas que foram disponibilizadas. Os candidatos podem acompanhar essas informações através do portal do Fies.

Aqueles candidatos que estiver devidamente inscrito na lista de espera e que for pré-selecionado deverão acompanhar as informações e os prazos, que também serão divulgados no mesmo site. Os interessados deverão complementar a sua inscrição para a contratação do financiamento no prazo de três dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção no site.

Prorrogada as inscrições para a lista de espera do Fies 2022/1

Após essa etapa, o estudante terá até cinco dias úteis para validar a documentação na faculdade, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Com os documentos validados, o prazo para que os candidatos procurem o banco parceiro do Fies para assinatura do contrato é de 10 dias.

Essa edição do Fies ofereceu um total de 66.555 vagas com financiamento a juros zero. Já para o segundo semestre a previsão é de que sejam oferecidas 45.445 vagas, totalizando a previsão de 110.100 para o ano.

Os critérios de participação continuam os mesmos. Os candidatos devem ter participado de pelo menos uma edição do Enem que aconteceu entre os anos de 2010 e 2021. Além disso, os candidatos devem ter obtido uma média mínima de 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.