Ensinar robótica para crianças em escolas públicas, esse é o objetivo principal do projeto chamado “RoboLab – Conectando a Educação ao Futuro”. Trata-se de um projeto que ainda está sendo considerado como um piloto, em caráter de testes, sendo implementado em dez colégios públicos de São Paulo.

Projeto ensina robótica nas escolas públicas de SP

O projeto é viabilizado pelo Instituto TIM, que entra basicamente com boa parte da infraestrutura necessária para que as atividades sejam feitas, tais como doação de internet e aparelhos de modem. Além disso, também fazem parte do projeto a Qualcomm, o Grupo +Unidos e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Em cada uma das escolas onde o projeto foi inicializado, os estudantes podem contar com um laboratório específico de robótica. Nele, os estudantes encontram dispositivos e ferramentas, além de conexão permanente com a internet através da rede móvel 4G. Grande parte das aulas acabam dependendo da web, pois é através desta plataforma que os alunos conseguem ter acesso aos conteúdos sobre linguagem de programação para máquinas.

Projeto ensina robótica nas escolas públicas de SP

“A parceria com a Secretária de Educação do Estado de São Paulo e o Grupo +Unidos traz uma oportunidade única para a Qualcomm contribuir de forma fundamental para o desenvolvimento da educação no estado por meio da inclusão digital, tão necessária para a inserção social e empregabilidade no século XXI, neste mundo cada vez mais tecnológico”, afirmou Rafael Steinhauser, Vice-Presidente Sênior e Presidente da Qualcomm para América Latina.

Além de aprender, os participantes das aulas de robótica acabam sendo desafiados a criar e apresentar seus projetos. A apresentação vai acontecer durante a I Feira de Tecnologia do RoboLab, marcada para acontecer no dia 30 de novembro.