O governo federal prepara algumas mudanças que devem atingir alguns dos principais programas federais da educação de nível superior. De acordo com as informações que foram divulgadas recentemente, a partir do 2º semestre de 2022 as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão feitas a partir de um mesmo site.

Programas do governo terão inscrição em portal único

O novo site vai se chamar Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único) e já pode ser acessado neste link.

De acordo com o Ministério da Educação, o principal objetivo será o de facilitar a participação dos estudantes em todos estes programas, já que geralmente os alunos acabam se inscrevendo para mais de um ao mesmo tempo. Todos eles também levam em consideração a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, o governo também afirma que o portal foi desenvolvido a. partir de uma experiência dos usuários nas últimas edições do SiSU, ProUni e também no Fies.

Programas do governo terão inscrição em portal único

O acesso aos dados públicos e informações serão facilitados, mantendo-se a agilidade a segurança, de acordo com o MEC. Em uma das sessões, a Busca Avançada, o estudante poderá ter noção de suas chances de aprovação em qualquer uma das três seleções considerando dados digitais referentes aos anos anteriores do SiSU, ProUni e Fies.

Os estudantes poderão realizar uma série de ações dentro do site, como a possibilidade de filtrar as notas de corte das seleções por curso, instituição, cidade e estado. Além disso, os candidatos também poderão ter acesso as informações referentes a quantidades de vagas. O MEC conta com um banco de dados que conta com as informações integradas dos anos de 2020 e 2021, mas o objetivo é ir ampliando a base para as edições anteriores.