Os professores da rede municipal de ensino da cidade de Recife anunciaram na última quarta-feira, dia 09, que vão entrar em estado de greve geral. A decisão foi tomada em assembleia realizada na mesma data no auditório da FAFIRE. De acordo com a decisão que foi tomada durante a consulta, a greve vai começar a partir do dia 15 de julho, próxima segunda-feira.

Professores municipais de Recife entram em greve

Após a decisão, uma comissão foi criada para iniciar as tratativas com a prefeitura em relação ao aumento de salários e também a alterações no PCCR e na aula-atividade.

De acordo com as lideranças da classe, um dos motivos que pesou para a decisão da greve está o fato de que no ano passado foi criado uma comissão paritária que tinha como principal objetivo encaminhar e aprovar um PCCR que deveria ir para a câmara dos vereadores votar. O plano de carreira foi criado, enviado para os vereadores, mas ainda não foi votado.

A Prefeitura teria proposto uma reanálise do plano de carreira com o objetivo de implementar a chamada meritocracia, e nisso se instaurou mais um impasse e os professores não tiveram uma proposta concreta de plano de carreira.

Aula-atividade

Outro ponto que os professores exigem é a questão da aula-atividade. A ideia será conceder aos professores 1/3 da sua carga horária destinada apenas para o planejamento das suas atividades que serão ministradas dentro da sala de aula. Muitos docentes alegam que precisam trabalhar de madrugada para conseguir planejar suas aulas, já que não teria tempo durante suas horas de trabalho.

Na próxima semana uma comissão da prefeitura deverá iniciar as tratativas com a classe com o objetivo de tentar minimizar ao máximo os efeitos da greve para os alunos da rede municipal de ensino.