Os professores da rede estadual de ensino do Paraná estão em greve. Para manter os seus protestos mesmos durante o feriado prolongado de carnaval, os docentes decidiram acampar na frente da sede do governo, na cidade de Curitiba. De acordo com representantes de classe, a intenção dos professores é permanecer no local pelo menos até a próxima quinta-feira.

Professores estão em greve no Paraná e passam carnaval acampados

Neste dia está agendada uma reunião entre o sindicado dos professores e também o governo, com o objetivo de dar andamento as negociações para a retomada das atividades.

Acampamento no carnaval

Centenas de pessoas atualmente estão acampadas na frente da sede do governo estadual. O sindicato dos professores instalou uma lona para abrigar os professores, que ficam no local até mesmo durante a madrugada, quando existe um revezamento para que o acampamento não seja desmontado.

Para garantir a permanência dos grevistas no local foram instalados banheiros químicos e também uma pequena cozinha. No local também foi instalada uma geladeira, para que os professores consigam armazenar alimentos como pães, frutas e bolachas.

Professores estão em greve no Paraná e passam carnaval acampados 2

O acampamento também promove algumas atividades para envolver a população nos protestos, como oficinas de caricaturas e também rodas de samba. E para que o carnaval não passasse completamente batido, no último domingo um pequeno baile foi organizado, com um bloco de rua tocando algumas marchinhas no acampamento.

Corte de gastos

A principal reclamação do sindicato em relação ao governo seriam os cortes de verbas. Os professores reclamam que muitas escolas não conseguem nem comprar itens básicos, como papel higiênico. Além disso, problemas estruturais e os cortes de funcionários temporários também estão na pauta dos grevistas.