Mais uma instituição de ensino pública terá seus professores paralisando suas atividades. Desta vez serão os alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro que vão ter as suas aulas paralisadas em virtude da greve anunciada pelos representantes da classe. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última terça-feira, dia 21.

Professores da Uerj anuncia paralisação nas atividades 2

As atividades seguem paralisadas por tempo indeterminado ainda. Na próxima quarta-feira, dia 29, os professores vão se reunir com representantes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com o objetivo de discutir as demandas da categoria. Depois disso os professores pretendem fazer uma nova assembleia dentro de 15 dias para avaliar os rumos das negociações.

Na pauta da classe para esta reunião com a assembleia estão o pedido de reajusta de 6% nos salários e também o pagamento adicional de dedicação exclusiva para aposentadoria dos professores. Além disso os professores também estão protestando contra um veto do governador Luiz Fernando Pezão na Lei de Diretrizes Orçamentárias que destinaria 6% da receita tributária líquida do estado para as instituições de ensino superior estaduais a partir do próximo ano.

Existem também alguns outros assuntos internos que estão sendo discutidos pelos professores da Uerj, principalmente as medidas tomadas pela reitoria em relação ao corte de horas de atividades dos docentes de variadas áreas.

Posicionamento

Professores da Uerj anuncia paralisação nas atividades

Até o momento o governo do estado do Rio de Janeiro ainda não havia emitido nenhuma posição oficial do governo em relação ao caso. Neste momento o estado do Rio de Janeiro ainda segue indefinido em relação ao governador para o próximo ano, já que a eleição foi para o segundo turno e será disputada entre Luiz Fernando Pezão, candidato a reeleição, e Marcelo Crivella.

Mas o sindicado já alertou que, até o momento, nenhum dos dois candidatos apresentaram uma proposta concreta para a educação de nível superior do estado e que eles ainda aguardam um posicionamento mais claro e um maior comprometimento com a causa.