A UFRGS possui um vestibular que é realizado em fase única, ou seja, não possui um provão para acesso. Outra particularidade é que a instituição não possui vestibular do meio do ano, os alunos de segundo semestre são escolhidos em uma mesma prova.

O vestibular da instituição acontece sempre no mês de janeiro, com quatro dias de provas, de domingo a quarta-feira. São realizados dois dias com três disciplinas e dois dias com duas disciplinas alternadas, as provas possuem 4h30 de duração. São pelo menos 25 questões de múltipla escolha para cada uma das disciplinas.

Conforme professores que analisam as provas da instituição, a avaliação é realizada através da responsabilidade e com uma consideração para com o candidato que se prepara durante um ano todo e não merece uma prova eliminatória que não há tempo para resolver.

As provas permitem sim resolver questões dentro do prazo, onde de alguma forma o aluno consegue se exercitar e mostrar tudo o que ele sabe.

Como se dar melhor durante o processo de seleção?

UFRGS

Uma dica interessante para se dar melhor na prova é procurar por exemplo, nas questões de matemática, encarar as questões na ordem que elas estão, e apenas pular as que o candidato percebe que irá se enroscar, pois todas as questões possuem um memso valor.

O candidato ainda precisa ficar preparado para distribuir e para administrar suas energias durante os quatro dias, e é importante ficar atento, já que a prova de matemática é realizada em um único dia. As provas possuem questões que o candidato precisa mostrar que estudou de fato, por isso tenha atenção e calma que certamente você terá bons resultados.