O professor Wilton Marques, da Universidade Federal de São Carlos, descobriu esta semana um poema do autor Machado de Assis da época que ele tinha 17 anos de idade. A particularidade do escrito é o fato dele ter passado despercebido durante 160 anos.

Professor encontra obra esquecida de Machado de Assis 2

O poema surgiu durante uma pesquisa conduzida pelo professor sobre a vida e obra de Machado de Assis. Na época o jovem escritor ainda utilizava “Joaquim Maria” na frente do sobrenome na assinatura. O nome do poema encontrado era “O Grito do Ipiranga” e foi publicado na edição do Correio Mercantil do dia 9 de setembro de 1956.

Seguindo a cronologia do autor, este seria o primeiro poema publicado por Machado de Assis em um grande jornal.

Amadurecimento intelectual

De acordo com a análise do professor e pesquisador que achou o poema esquecido, o escrito não chama muito a atenção pela sua qualidade literária, mas acaba mostrando traços de um Machado de Assis adolescente e que ainda buscava o amadurecimento intelectual. O poema é composto por 76 versos, com uma abordagem bastante nacionalista, que o escritor acabou deixando de lado.

Professor encontra obra esquecida de Machado de Assis

Apesar do poema ser considerado um grande e importante achado para a história da literatura nacional, os escritos acabam se traduzindo muito mais em perguntas do que em respostas com relação a adolescência do escritor, um período ainda nebuloso para os pesquisadores.

O pesquisador também não descarta a possibilidade de encontrar outros textos perdidos do autor, já que muitos dos textos do autor forma publicados em jornais, o que sempre acaba dificultando o levantamento.