Nesta semana foram divulgadas algumas informações relacionadas a pesquisas feitas com professores brasileiros com o objetivo de entender melhor as características e as condições de trabalho da classe. Uma das pesquisas coordenadas pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) afirma que os docentes trabalham em média 25 horas por semana e não possui uma formação desejável para o cargo que ocupa.

Professor brasileiro trabalha 25 horas por semana e gasta 20 do tempo com indisciplina

A pesquisa coletou uma série de dados entre mais de 14 mil professores que trabalham no Brasil. Atualmente a média de carga horária de cada profissional de ensino é de 25 horas por semana, o que seriam 6 horas a mais do que a média da maioria dos outros países que também participaram de pesquisa parecida.

Mas a pesquisa também mostra que o tempo que o professor passa dentro da sala de aula nem sempre é dedicado exclusivamente ao ensino.

Tempo com indisciplina

Professor brasileiro trabalha 25 horas por semana e gasta 20 do tempo com indisciplina 2

Um dado interessante que também aparece na pesquisa é o fato de que os professores brasileiros gastam, em média 20% de todo o seu tempo dentro da sala de aula tentando manter a disciplina dos alunos. Além disso, mais 12% do seu tempo de trabalho é dedicado a realizar tarefas administrativas, como chamadas, lançamentos de notas, etc. Portanto, a fatia de tempo na qual os professores realmente conseguem dar aula é de apenas 67%.

Falta formação

Uma outra informação importante levantada pela pesquisa feita entre os professores é a dificuldade que os docentes sentem com relação a sua preparação. Pelo menos metade dos entrevistados afirmam que não possuem competência e formação para todas as disciplinas que lecionam dentro da sala de aula.

Os professores também encontram dificuldades com relação a sua formação prática para dar aula, sendo que somente 60% afirmam que tiveram tempo suficiente de ensino prático para levar para dentro de suas salas de aula.