O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela execução das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou uma nota afirmando que o cronograma dos exames segue mantido e que nada será atrasado em virtude da falência da gráfica responsável pela impressão das provas.

Problema com gráfica não vai atrasar o Enem, afirma Inep

A empresa se chama RR Donnelley e tinha vencido a licitação do governo para diagramar e imprimir os cadernos com as provas do Enem. A empresa estava atuando desde o não de 2009, assumindo o trabalho depois que uma prova foi roubada de gráfica que prestava o serviço anteriormente.

No mesmo comunicado, o Inep afirma que existem outras alternativas seguras já previstas para a impressão das provas, mas que elas ainda estão sendo avaliadas. Uma das possibilidades seria a impressão dos exames na Casa da Moeda, mas ainda não existe nada confirmado a este respeito.

Caso a Casa da Moeda fosse a escolha considerada ideal para a impressão das provas, seria preciso uma alteração no estatuto.

Problema no MEC

Problema com gráfica não vai atrasar o Enem, afirma Inep

As discussões sobre o novo local para impressão da prova do Enem estão no meio de uma série de problemas enfrentados nos primeiros meses da presidência de Bolsonaro. O ministério, sob o comando do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, está sendo marcado por demissões em sua equipe, instabilidade, além de idas e vindas em tomadas de decisões. Entre as baixas do mês de março estiveram o presidente do Inep, Marcus Vinícius Rodrigues; Tania Leme de Almeida, secretária de Educação Básica; Luiz Antônio Tozi, secretário-executivo; Iolene Lima, secretária-executiva escolhida para o lugar de Tozi; Ricardo Roquetti, assessor.

Além disso, outros problemas acabaram surgindo de decisões tomadas neste inicio de gestão, como a suspensão da avaliação da alfabetização para este ano, transferindo a análise para o ano de 2021 e que acabou sendo suspensa posteriormente. Uma outra decisão considerada polemica foi a nomeação de uma equipe que teria como principal objetivo avaliar as questões do Enem.