De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela primeira vez na história a quantidade de estudantes que se autodeclaram pretos ou pardos supera a quantidade de alunos brancos nas instituições de ensino superior no Brasil. As informações constam em um levantamento que foi publicado nesta quarta-feira, dia 13 de novembro.

Pretos e Pardos já são maioria no ensino superior

Os dados constam em um compilado de informações que foi chamado de estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. O objetivo do estudo é fazer uma análise das desigualdades entre brancos e pretos ou pardos ligadas à educação, trabalho, moradia, distribuição de renda, representação política e violência, no ano de 2018.

De acordo com o IBGE, a mudança no cenário de representatividade dentro das universidades se deve principalmente as medidas que foram adotadas a partir dos anos 2000, como a Lei das Cotas e outras medidas, como Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (ProUni).

Pretos e Pardos já são maioria no ensino superior

Os dados revelam que, na rede pública de ensino, estudantes autodeclarados pretos e pardos somam 50,3% das matrículas, contra 49,7% de estudantes brancos. Já na rede privada, os estudantes brancos ainda são maioria, representando 53,4% da totalidade.

O estudo do IBGE também apontou que a porcentagem de pretos e pardos de 18 a 24 anos no ensino superior subiu de 50,5% para 55,6% de 2016 para 2018. Mesmo com essa melhora, o índice ainda fica bem abaixo dos 78,8% de estudantes brancos de mesma faixa etária no ensino superior.

Mesmo com o aumento, o IBGE destaca que ainda existe uma desigualdade nos números, uma vez que pretos e pardos representam, atualmente, 55,8% da população.