O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes afirmou nesta semana, durante uma entrevista concedida para a imprensa, que este não é o momento de pensar no adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As provas digitais e as tradicionais seguem agendadas para o mês de novembro deste ano.

Presidente do Inep afirma que não é o momento de adiar o Enem

O presidente do Instituto que é responsável por toda a execução da prova do Enem disse que este é o momento de garantir que as inscrições sejam realizadas, até mesmo para que eles possam dar prosseguimento com as demais etapas do exame, como ensalamento, diagramação, impressão e distribuição.

“Eu preciso saber quem vai fazer o Enem porque as provas são personalizadas. Precisamos distribuir os 5 milhões de inscritos em todos os locais de provas e depois enviar essa informação para a gráfica”, explica o presidente do Inep.

O presidente explicou alguns dos passos mais práticos para a organização da prova, como o fato de que a gráfica demora cerca de 45 dias para imprimir todas as provas. “Não dá para esperar voltar as aulas para definir um cronograma do Enem, pois não daria tempo de organizar tudo. Isso é a mesma coisa de não ter Enem”, completa.

Presidente do Inep afirma que não é o momento de adiar o Enem

Sobre a possibilidade de adiamento da prova, o presidente do Inep afirma que essa é uma discussão prematura para o momento. “Mais para frente a gente vai poder avaliar qual será a situação do Brasil, se as aulas foram retomadas, para depois tomar uma decisão sobre o adiamento do Enem. A gente está atento a esta situação [pandemia] e, se for necessário, a gente altera a data da prova”, afirmou Alexandre.

Nesta semana, o Ministério da Educação começou a veicular uma propaganda da prova, pedindo para que os estudantes encontrem formas alternativas para estudar. A peça de vídeo tem sido duramente criticada nas redes socias.