Depois de conseguir emplacar de uma vez por todas o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), a meta do governo é tentar alavancar de vez outro programa educativo criado, o Pronatec, dedicado a educação técnica. Segundo discurso de Dilma Rousseff, na segunda etapa do programa o objetivo é oferecer 12 milhões de vagas.

lançamento pronatec segunda fase

De acordo com anúncio do governo federal, serão 220 cursos técnicos oferecidos para os estudantes, e mais 645 cursos considerados de qualificação. Estes números estão sendo considerados os principais objetivos para o governo durante o ano de 2015.

A promessa da presidente vai além inclusive do seu mandato atual, já que se Dilma não conseguir vencer a disputa pela reeleição o mandato vai terminar no início de 2015, antes do programa conseguir chegar nos números anunciados.

Mais investimentos

O governo federal não falou na quantidade de dinheiro que será investido no Pronatec em 2015, mas a quantia deverá ser superior, uma vez que na primeira fase o total foi de R$ 14 bilhões.

pronatec lançamento segunda fase dilma

Durante as comemorações do encerramento da primeira fase do projeto e do anúncio da segunda etapa, o governo federal afirmou que conseguiu atingir o número de 7,4 milhões de matrículas. A meta agora do Ministério da Educação é conseguir fechar os 8 milhões de matrículas até o final deste ano.

Outros dados interessantes sobre o perfil dos participantes do Pronatec também foram revelados: 60% são mulheres, 67% têm idade entre 15 e 17 anos e 68% são negros.

Campanha

Especialistas afirmam que os anúncios feitos para a segunda fase do Pronatec são importantes para o governo da presidenta Dilma, uma vez que o programa de ensino técnico deve ser um dos principais destaques da campanha pela reeleição do governo do PT. Dilma afirma que o Pronatec deve se deixar de ser encarado apenas como um “programa do PT” para ser encarado como uma política de estado.