Foram abertas nesta semana as inscrições para os estudantes interessados em participar do cursinho Universidade para Todos, oferecido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. De acordo com as informações que constam no cronograma oficial das turmas de 2022, os interessados devem se inscrever até o dia 22 de abril. As inscrições são gratuitas.

Pré-vestibular Universidade para Todos (Bahia) abre inscrições

As inscrições devem ser feitas através deste site.

O Programa Universidade Para Todos (UPT) tem como principal objetivo oferecer aos estudantes um cursinho preparatório completamente gratuito para vestibulares e também para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cursinho é realizado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Podem participar do cursinho os estudantes que concluíram o ensino médio ou que estão no último ano do ensino médio em escola pública estadual ou municipal na Bahia. Também são aceitos os alunos que concluíram os estudos por meio do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), até 2008, através do exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A seleção vai acontecer através de uma avaliação que será feita das notas de Português e Matemática no ensino médio. “O sistema soma as notas e as classifica de acordo com o local de funcionamento e o turno que o candidato optou”, explica a coordenadora do UPT, Patrícia Machado.

Pré-vestibular Universidade para Todos (Bahia) abre inscrições

Os inscritos que forem aprovados e contemplados com a vaga deverão confirmar a sua matrícula entre os dias 3 e 6 de maio. A matrícula deverá ser feito de forma presencial, no turno e no local que optaram para cursar. No ato da matrícula, o estudante deverá apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de vacinação contra Covid-19 e comprovante de residência.

As aulas estão previstas para começar ao longo do mês de maio, sendo ministradas de segunda a sexta-feira no período vespertino ou noturno, com duração de seis meses. O horário das aulas varia de acordo com o município.