Porto Alegre está enfrentando um sério problema de falta de professores neste ciclo letivo. De acordo com um levantamento realizado pela imprensa esta semana, pelo menos uma em cada três escolas que fazem parte do sistema estadual de ensino estão enfrentando problemas coma falta de docentes dentro de sala de aula.

Porto Alegre enfrenta falta de professores nas escolas estaduais

No levantamento foram visitadas 259 escolas estaduais dentro da cidade de Porto Alegre, o que acabou demonstrando a falta de pelo menos 141 professores em 87 destas instituições de ensino. Os estudantes já estão sentindo o problema, com períodos letivos mais curtos e até mesmo dias inteiros nos quais os alunos acabam sendo dispensados.

Adaptação

De acordo com as informações que foram coletadas junto aos diretores das escolas que estão sem professores, os dirigentes estão tentando fazer uma série de adaptações para conseguir fazer com que os estudantes continuem tendo aulas. Algumas instituições tentam organizar os horários para recuperar o tempo perdido, enquanto outras acabam promovendo atividades físicas nos períodos vagos.

Porto Alegre enfrenta falta de professores nas escolas estaduais 2

Muitas séries iniciais também estão enfrentando problemas com a falta dos professores que trabalham com as crianças na primeira etapa do ensino fundamental. Mas também estão faltando docentes de matérias específicas, como Português, Matemática, Geografia, Física, Educação Artística, Inglês e Espanhol.

Resposta

Quando procurada, a Secretaria Estadual de Educação afirma que 540 novos professores tiveram a sua nomeação confirmada e deverão assumir seus postos em breve.