Algumas pessoas ficam mais, outras menos, mas o certo é que todo mundo, em algum momento da sua vida, acabou sentindo vergonha de alguma situação pela qual estava passando. E, apesar de ser um sentimento que muitas pessoas tentam esconder, pode acabar sendo complicado quando o rosto acaba entregando o que está acontecendo internamente.

Por que as pessoas ficam “vermelhas” quando sentem vergonha?

Mas o que leva as pessoas a ficarem com o seu rosto todo corado quando passam por uma situação um tanto quanto embaraçosa? Basicamente este é considerado como um reflexo involuntário, que também é incontrolável, provocado basicamente pelo sistema nervoso simpático, aquele que é basicamente o responsável pelas respostas de luta ou fuga em situações de estresse.

Os pesquisadores afirmam que quando as pessoas passam por uma situação que deixa ela com vergonha, acaba acontecendo uma liberação de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco e respiratório. Além disso, essa liberação de adrenalina provoca a dilatação das pupilas e o redirecionamento da energia para os nossos músculos.

Portanto, a vergonha que as pessoas sentem nestes momentos complexos não deixa de ser considerado como um estresse, só que emocional. Por isso, as pessoas acabam sentindo basicamente as mesmas coisas que elas sentiram em outras situações semelhantes.

Por que as pessoas ficam “vermelhas” quando sentem vergonha?

descarga de adrenalina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos para melhorar o fluxo de sangue e oxigênio, o que, por sua vez, faz com que as nossas bochechas — e às vezes até o rosto inteiro — fiquem coradas.

Mesmo com todas essas explicações, os cientistas ainda não entendem muito bem porque apenas o rosto fica vermelho e também não sabe afirmar com previsão porque outros animais não apresentam reação semelhante. Algumas teorias afirmam que essa teria sido uma característica desenvolvida ao longo da evolução humana para ajudar nos processos de comunicação entre as pessoas.