Depois da aprovação pelos congressistas do Plano Nacional de Educação, que coloca uma série de diretrizes e objetivos que deverão ser cumpridos pelo governo federal nos próximos anos referente ao sistema de ensino do Brasil, a presidenta Dilma deverá sancionar o projeto esta semana, sem qualquer modificação ou veto.

plano nacional da educação 1

De acordo com as informações que foram divulgadas pela assessoria de imprensa do Governo Federal, a presidenta deverá sancionar o projeto no próximo dia 25, quarta-feira, que será a data limite.

O PNE passou quatro anos no Congresso Nacional, passando por uma série de modificações e negociações, até que o texto consegui agradar tanto as bases do governo quanto a oposição eu também concordou e votou pela proposta seguir para a presidenta. O conjunto de leis coloca o Brasil com o objetivo de melhorar substantivamente a educação no País com uma série de obrigações para os próximos 10 anos.

Mais investimento

plano nacional de educação 2

De acordo com os especialistas, os principais problemas que serão enfrentados pelo Governo Federal para conseguir colocar o plano em pleno funcionamento será justamente conseguir atingir um dos pontos mais importantes, que é o investimento de 10% de todo o PIB gerado na área.

Apesar deste ser um desafio do Governo Federal, os especialistas alertam que isso não será possível sem a plena participação dos estados e também dos municípios, mas será principalmente a responsabilidade do governo máximo do país aumentar a fatia de investimento, uma vez que atualmente ele coloca apenas 1% do PIB gerado em educação, enquanto que o estado coloca 2,2% e os municípios colocam 2,3%.