Com a proximidade do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, os estudantes devem tomar cuidado com a pandemia do coronavírus, que está com casos aumentando em diversos lugares do Brasil. De acordo com as orientações que foram publicadas pelo Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), inscritos que estiverem com exame positivo para Covid-19 devem solicitar reaplicação das provas.

Pessoas com Covid-19 deverão solicitar reaplicação do Enem 2020

Todos os estudantes que estiverem comprovadamente infectados devem entrar na Página do Participante, antes do dia da aplicação da prova, para solicitar a reaplicação. Até o momento, o Inep não divulgou nenhuma informação oficial referente ao prazo máximo para o pedido na página do participante e nem se haverá diferença para solicitar a reaplicação do primeiro ou do segundo dia de provas.

Além da infecção por Covid-19, a reaplicação também poderá ser solicitada por pessoas com as seguintes doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Pessoas com Covid-19 deverão solicitar reaplicação do Enem 2020

O pedido deve ser feito exclusivamente através da Página do Participante do Enem. No momento da solicitação, os candidatos devem anexar, no formulário de pedido, um documento que comprove a condição de infectado pelo coronavírus. Pode ser um atestado médico ou então um exame autenticado por laboratório.

É importante que o documento conte com o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) e data do atendimento.

Todos os candidatos que solicitarem a reaplicação das provas devem aguardar uma resposta, que será emitida pelo Inep através da mesma página do participante. Para todos os candidatos, as provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro. Neste caso, sem a possibilidade de nova mudança de data.