Uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior Privado (Semesp) revela alguns dados referente ao pagamento dos valores referentes as dívidas que os estudantes contraem com o Fies, programa do governo que financia o pagamento das mensalidades.

Pesquisa revela que estudantes comprometem 20% da renda com Fies

De acordo com os dados, 40% dos estudantes que terminaram o ensino superior nos últimos quatro anos acabam comprometendo cerca de 20% da sua renda mensal apenas para o pagamento das parcelas do financiamento.

De acordo com os dados revelados pelos responsáveis pela pesquisa, o questionário foi aplicado com cerca de 1,4 mil estudantes e ex-alunos de 135 cursos diferentes. Os estudantes que foram questionados eram de 379 instituições mantidas de ensino superior, privadas e públicas, de todas as regiões do Brasil.

A pesquisa revela que cerca de 18% dos participantes da pesquisa utilizam de 30% a 50% do salário para realizar o pagamento da dívida com o Fies. Outros dados da pesquisa revelam que 9,5% dos participantes da pesquisa que moram nas regiões Sul e Sudeste estão comprometendo, pelo menos, metade do salário para pagar o Fies. No caso das demais regiões do Brasil, 24% das pessoas que pagam o Fies ganham até R$ 1 mil por mês e usam 20% deste valor para pagar a dívida.

Mudanças

Pesquisa revela que estudantes comprometem 20% da renda com Fies

O Ministério da Educação deve propor, em breve, algumas mudanças referentes ao pagamento das dívidas do Fies. A ideia é que os estudantes comprometam, no máximo, 10% da renda para o pagamento deste empréstimo. O valor poderia ser descontado diretamente da folha de pagamento do estudante que estiver trabalhando.

Atualmente podem participar do Fies somente candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e que tenham participado do Enem.