Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, com base em uma pesquisa feita em todo o território nacional, revelam que mais da metade dos jovens que estão entre os 16 e 25 anos de idade possuem HPV. Além disso, deste total, 38,4% das pessoas que estão com a doença acabam apresentando um alto risco para o desenvolvimento de câncer.

Pesquisa afirma que mais da metade dos jovens possuem HPV

A pesquisa foi realizada dentro do projeto POP-Brasil-Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV foram apresentados em um evento realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Seguindo as informações que foram divulgadas junto com aa pesquisa, foram identificados fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência do HPV em mulheres e homens entre 16 e 25 anos de idade. A pesquisa foi feita com uma amostra composta por 5.812 mulheres e 1.774 homens, todos na faixa de idade entre os 16 e 25 anos.

Todas as pessoas que participaram da pesquisa acabaram respondendo uma série de perguntas em uma entrevista pessoal, além de terem sido submetidos a uma série de exames. Além dos dados que foram obtidos junto a estas pessoas, também foram coletados dados de 119 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um Centro de Testagem e Aconselhamento das 26 capitais e do Distrito Federal, com a participação de mais de 250 profissionais de saúde.

Pesquisa afirma que mais da metade dos jovens possuem HPV

A pesquisa aponta também que a capital que possui a mais alta de prevalência do HPV é Salvador, com 71,9% da população infectada nesta faixa. Sem seguida aparecem as cidades de Palmas, Cuiabá e Macapá.

O estudo também ostra que 16,1% dos jovens possuem alguma doença sexualmente transmissível prévia ou resultado positivo para HIV ou sífilis.