Em tempos de pandemia e isolamento social, com praticamente todas as instituições de ensino básico brasileiras fechadas, muito se fala do ensino a distância como solução para evitar que os estudantes tenham que ir para uma sala de aula e se expor. Mas dados de uma ampla pesquisa na área da educação, feita no final do ano passado, mostram que as escolas brasileiras estão longe dessa realidade.

Pesquisa afirma que maioria das escolas brasileiras não possuem plataforma para EaD

De acordo com os dados que foram obtidos  através da pesquisa TIC Educação do ano de 2019, 28% das escolas localizadas em áreas urbanas têm ambiente ou plataforma virtual de aprendizagem. Essa porcentagem é maior entre as escolas privadas, 64%. O número aumentou em relação a 2018, quando 47% das particulares possuíam esse serviço. Já entre as públicas esse percentual, que era 17% em 2018, caiu para 14% em 2019.

Outros dados também revelam que uma quantidade significativa de estudantes teria dificuldades em acompanhar as aulas, mesmo que a instituição tivesse uma plataforma. 18% dos pesquisados das escolas públicas acessam a internet exclusivamente pelo celular. Este mesmo índice cai para 3% quando levados em consideração os estudantes de escolas particulares.

Outro dado preocupante questiona se os professores realmente estão preparados para oferecer conteúdo dessa forma para os estudantes. 33% dos professores de escolas urbanas afirmam ter recebido formação sobre computador e internet recentemente. Já 79% dizem que a ausência de curso específico para o uso dessas tecnologias nas aulas dificulta o ensino.