Depois que foram aprovadas as novas diretrizes que permitem que o ensino médio tenha uma carga de até 30% no formato EaD, algumas secretarias começaram a se manifestar sobre o assunto. Pernambuco, por exemplo, emitiu uma nota afirmando que pretende manter a carga horária 100% presencial para o ensino médio diurno.

Pernambuco defenderá manutenção de ensino médio 100% presencial

De acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, fica estabelecida a possibilidade de ofertar até 30% do ensino médio a distância, nos cursos noturnos e até 20% das horas obrigatórias no turno diurno nas escolas regulares.

Entendemos que, no caso do ensino regular, essa questão da educação a distância não deveria ter avançado. Não estamos avaliando se é certo ou errado, até porque muitos defendem que esse formato pode ser mais moderno, mas acho que no diurno é necessário termos a possibilidade da oferta ser presencial e vamos defender isso na construção do nosso currículo”, disse o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amâncio.

Pernambuco defenderá manutenção de ensino médio 100% presencial

No caso do ensino médio noturno, o secretario acredita que este tipo de carga horária pode ajudar e complementar o conteúdo, uma vez que o tempo pedagógico é bem menor. Além disso, o gestor também afirma que esta poderá ser uma forma interessante de tentar corrigir os problemas de desempenho que são registrados no ensino médio noturno em todo o Brasil.

Ainda não se sabe ao certo como estas diretrizes estarão estabelecidas no país inteiro, uma vez que não existe ainda uma experiencia concreta de ensino médio publico na modalidade EaD. A tendência é de que esta seja uma decisão de cada estado, e que vai depender especialmente da forma como o Governo Federal vai incentivar e apoiar a nova forma de ensinar.