O Ministério da Educação confirmou nesta quinta-feira, dia 2 de maio, a disponibilização do resultado dos recursos apresentados pelos candidatos que fizeram os pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 ou que apresentaram justificativa de ausência no exame anterior.

Participantes do Enem 2019 já podem conferir resultados do recurso de isenção e justificativa de ausência

Além de disponibilizar na página do Enem, o MEC afirma que os estudantes que entraram com o recurso estão sendo avisados por e-mail ou via SMS.

As respostas dos recursos podem ser encontradas no site do Enem.

A isenção no pagamento da taxa de inscrição foi oferecida para os participantes que se enquadrassem em pelo menos uma das seguintes categorias:

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

Candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa;

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Além disso, todos os estudantes que receberam a isenção no pagamento da taxa no ano de 2018 e não compareceram nas provas tiveram que enviar uma justificativa de ausência para conseguir o benefício novamente.

Para aqueles que não conseguiram o benefício da isenção, o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito no prazo normal da inscrição para o Enem, até o dia 23 de maio. O valor para a prova neste ano é de R$ 85.