Foram reabertas as inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). De acordo com as informações que foram divulgadas pelos organizadores do evento, os interessados em participar podem se inscrever até o dia 30 de abril.

Organização da Olimpíada de Matemática reabre inscrições

A competição do ano de 2020 sequer chegou a acontecer, uma vez que ela foi adiada em função da pandemia de Covid-19. Por conta disso, a organização decidiu retomar a edição do ano passado.

As regras para participar das olimpíadas seguem sendo as mesmas. São aceitas inscrições de estudantes de escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que estejam entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental ou que esteja no Ensino Médio. As escolas que se inscreveram em 2020 estão com a participação garantida na 16ª OBMEP, mas podem realizar mudanças em seus cadastros se desejarem.

Para as equipes de escolas públicas, as inscrições são gratuitas. Já para as escolas privadas, as escolas devem pagar um valor mínimo de R$ 180 para cada nível, seguindo os critérios:

• 1 a 40 estudantes por nível: R$ 180
  • 41 a 80 estudantes por nível: R$ 340
  • 81 a 120 estudantes por nível: R$ 480

Organização da Olimpíada de Matemática reabre inscrições

+ de 120 por nível: 4 reais por cada inscrito adicionado

Vale ressaltar que as inscrições sempre são feitas pelas escolas, sendo que os estudantes que desejam participar devem se inscrever através das instituições de ensino.

Por causa da pandemia que impossibilitou a olimpíada em 2020, serão aceitos os estudantes que concluíram o ensino médio em 2020, desde que sejam de escolas que tenham se inscrito em 2020 e tenham declarado possuir alunos do nível 3 na época.

A OBMEP está agendada para acontecer entre os dias 30 de junho e 3 de agosto.

Mais informações podem ser obtidas através do site da OBMPE.