Estão abertas as inscrições para a Olímpiada Brasileira de Robótica 2020. Os interessados em participar deste que é um dos mais importantes eventos do segmento podem se inscrever até o dia 10 de maio. A inscrição deve ser feita por um processor responsável pelo candidato ou então pela equipe que será montada.

Olímpiada Brasileira de Robótica 2020 abre inscrições

As inscrições podem ser feitas através do site da OBR.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição responsável pela organização do evento, as inscrições serão feitas gratuitamente, sendo que é possível se inscrever alunos de 7 a 19 anos de idade, que estão matriculados em escolas públicas e particulares, estando no ensino fundamental, médio ou técnico.

No momento da inscrição, os candidatos podem optar por duas modalidades de participação:

Modalidade Teórica: Acontece em duas fases – a primeira no dia 5 de junho e a segunda no dia 21 de agosto. Nesta modalidade é aplicada uma prova na escola do aluno, com conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. Os estudantes devem fazer a resolução de problemas práticos a partir da robótica. Os melhores colocados recebem uma medalha de ouro, prata ou bronze, de acordo com a colocação.

Olímpiada Brasileira de Robótica 2020 abre inscrições

Modalidade Prática: Participam nesta modalidade apenas equipes com, no mínimo, quatro estudantes. Os concorrentes devem montar um robô autônomo com a capacidade de realizar resgates em áreas de desastres. A modalidade conta com etapas regionais e estaduais entre junho e setembro. Os vencedores das etapas participam da final nacional, de 10 a 14 de novembro, na cidade de Natal/RN.

Lembrando que este é um evento oficial que está sendo levado em consideração como processo seletivo para algumas das principais universidades do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de Campinas (Unicamp).