Atualmente, um assunto tem dominado o noticiário político brasileiro, chamando a atenção das pessoas e despertando muita curiosidade. Este assunto é a Operação Lava Jato.

Portanto, vamos tratar com mais atenção a Operação Lava Jato, para que você possa entendê-la em sua plenitude, conseguindo observar cada um dos detalhes que compõem este importante acontecimento envolvendo a corrupção no Brasil.

Lavagem de dinheiro

A Operação Lava Jato recebeu este nome pelo fato de ser uma operação da Polícia Federal voltada para as investigações sobre esquema de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas.

Esta operação teve início no mês de março deste ano, quando a Polícia Federal realizou uma série de prisões de figurões importantes ligados a este esquema de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas.

Lava Jato Operação

As investigações conseguiram ligar diversos membros de diferentes diretorias da Petrobras ao esquema, conseguindo enxergar que estas pessoas fraudavam contratos com diversas empresas fornecedoras, com a clara intenção de obter pagamentos de propinas.

Como funcionava o esquema

Segundo as investigações da Polícia Federal, depois que os contratos eram fraudados pelas diretorias da Petrobras, a propina gerada era repassada para executivos importantes da estatal.

Esta propina também era repassada para partidos políticos, fato este que foi confirmado pela delação feita por Paulo Roberto da Costa, que é um ex-diretor da Petrobras que foi preso pela Polícia Federal.

As investigações indicaram que todo o esquema era coordenado pelo doleiro Alberto Youssef, que, do mesmo modo que Paulo Roberto da Costa, também iniciou delação após sua prisão pela Polícia Federal.

Quanto dinheiro movimentou?

De acordo com as investigações feitas pela Polícia Federal, o esquema de lavagem de dinheiro desmontado pela Operação Lava Jato movimentou uma quantidade considerável de dinheiro, sendo o total do montante de nada menos do que R$ 10 bilhões.

Operação Lava Jato

O esquema era tão abrangente que tinha até mesmo um grupo brasileiro especializado no mercado clandestino de câmbio, o que mostra como a quadrilha era especializada e intrincada, com tentáculos em praticamente todos os lados.

Onde foram feitas as prisões?

A Operação Lava Jato foi deflagrada pela Polícia Federal com prisões sendo realizadas na cidade de Curitiba, no Paraná, além de também nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Dentre os presos, os mais importantes são o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa, que tem ligação com a compra para lá de suspeita da refinaria de Pasadena, no Texas, nos Estados Unidos.