O Ministério da Educação divulgou alguns dados referentes aos pedidos do benefício da isenção para a prova que vai acontecer neste ano de 2018. De acordo com os dados revelados, o número é quase 30% menos do que os isentos do ano passado. Além disso, foram aprovados 87% das isenções para os solicitantes. Ou seja, dos 3.818.663 que pediram a gratuidade, 3.318.149 tiveram o benefício aprovado.

Número de isentos no Enem 2018 é quase 30% menor do que no ano passado

O resultado para aqueles que conseguiram a isenção do pagamento da taxa de inscrição no Enem foi divulgado na última segunda-feira, dia 23 de abril. Os estudantes conseguem consultar o resultado no mesmo site onde foi feito o pedido. Vale lembrar que os contemplados não estão automaticamente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo necessária a inscrição entre os dias 7 e 18 de maio.

Neste ano o MEC está experimentando uma metodologia diferente para as isenções. Pela primeira vez os estudantes tiveram que solicitar o benefício em um período que antecedeu ao de abertura oficial das inscrições.

Número de isentos no Enem 2018 é quase 30% menor do que no ano passado

O MEC afirma que a medida foi tomada visando reduzir os prejuízos causados pelos estudantes que se inscrevem na prova mas que acabam não comparecendo nos dias dos exame. Somente no ano passado foram 2 milhões de ausentes, destes 83% eram isentos.

Os estudantes que entraram com pedido de isenção mas que foram negados podem entrar com recurso, sendo que o prazo é até o dia 29 de abril.