Não são apenas os alunos que de olho nas oportunidades de bolsas e vagas nas faculdades que participam das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Existe também uma parcela de alunos que se inscrevem na modalidade de treineiros, que são aqueles que treinam para futuras provas valendo alguma coisa de verdade.

ministerio-publico-no-ceara-pede-anulacao-da-redacao-do-enem

Mas esta possibilidade pode vir a se tornar inviável no próximo ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela execução e realização das provas, a modalidade de treineiros deve ser excluída do processo a partir do ano de 2017.

Assim que este tipo de informação veio a tona, diversos estudantes, pais e professores foram para as redes sociais reclamar desta possível mudança. Um dos principais problemas que poderão surgir está no fato de que os alunos poderão perder uma grande oportunidade de se preparar para os exames de fato.

As possíveis mudanças que poderão ocorrer a partir do próximo ano nas provas do Enem fazem parte de um estudo que está sendo feito pelo Inep e também pelo Ministério da Educação.

Sem certificação

gabarito-do-enem-sera-divulgado-na-proxima-quarta-feira

Uma outra alteração que está sendo pensada para a aplicação das provas do próximo ano é tirar a possibilidade de usar o Enem como certificação para o ensino médio. Até este ano diversas escolas aceitavam o desempenho dos alunos nas provas para emitir o certificado de conclusão desta etapa do ensino.

Até o momento, todas as informações ainda estão sendo avaliadas, e o Inep afirma que nenhuma mudança definitiva ainda foi realizada nas provas. Em nota, o Inep afirmou que “as modificações propostas são apresentadas a especialistas da área de Educação por autoridades do órgão e do MEC, e, se forem aprovadas, serão apresentadas à sociedade brasileira depois da conclusão do processo de aplicação do Enem 2016.”