O novo Ministro da Educação, Cid Gomes, nomeado pela presidente Dilma para o seu segundo mandato, pode dar andamento em um projeto para criar o Exame Nacional do Ensino Médio on-line. Além disso o Ministro também é simpático a antiga ideia de criar duas edições do Exame por ano.

Novo ministro da educação quer criar ENEM on-line

A primeira ideia tem como principal objetivo descentralizar o Enem em um único final de semana. Neste projeto a ideia era criar uma janela de dias onde os estudantes poderiam se dirigir até locais credenciados com terminais de computadores conectados à internet para que eles possam fazer a prova.

Os computadores teriam acesso a um banco de questões com uma grande quantidade de perguntas, que seriam montadas para que cada aluno fizesse uma prova única. Esta metodologia é baseada no SAT dos Estados Unidos, uma prova onde os estudantes respondem questões ao final do ensino médio deles para que possam ser aceitos nas universidades posteriormente.

Para que esta metodologia realmente funcione seria necessário criar uma rede informatizada realmente confiável, que poderia ser formada pelas instituições de nível superior públicas, que também são interessadas no ENEM, já que boa parte delas leva em consideração o desempenho dos estudantes nesta prova para sua seleção.

O banco de questões seria público e o governo permitiria que entidades conseguissem analisar e questionar as perguntas.

Segundo ENEM

Novo ministro da educação quer criar ENEM on-line 2

Por enquanto a ideia do ENEM online ainda não tem prazo e precisa passar por uma série de análises e estudos. Mas o ministro também pretende criar o segundo ENEM no ano, como uma iniciativa para dar mais chances ao aluno.