Depois de ter anunciado que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) teria uma série de mudanças nas regras para a seleção deste ano, e voltado atrás, passando as mudanças apenas para o 2º semestre, o Ministério da Educação está mudando os planos novamente. Agora, de acordo com a pasta, todas as alterações serão realizadas apenas no 1º semestre de 2021.

Nota mínima na redação para o Fies ficará apenas para o ano de 2021

As mudanças no programa aparecem em 5 resoluções que foram publicadas no Diário Oficial da União, na edição do dia 27 de dezembro. Uma das principais mudanças anunciadas para o programa coloca uma exigência para aqueles estudantes que desejam ter acesso ao contrato de financiamento.

Atualmente os estudantes precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio e não pode ter zerado a prova de redação. Para o ano de 2021, os candidatos precisam obrigatoriamente ter obtido uma nota de, no mínimo, 400 pontos na prova de redação. O MEC afirma que a exigência fica acima da média obtida pelos estudantes na prova durante o ano de 2018, que ficou em 522,8. Além disso, os candidatos também precisam seguir obtendo uma média acima de 450 pontos nas provas em geral.

Além disso, o governo também oficializou uma série de mudanças que vai atingir a outra modalidade de financiamento, chamada P-Fies. Essa modalidade é diferente pois não conta com a opção de juros zero, sendo que o valor que deverá ser pago pelos alunos depois da formatura acaba sendo definido pelas instituições financeiras.

Nota mínima na redação para o Fies ficará apenas para o ano de 2021

A mudança no P-Fies valerá a partir do 2º semestre de 2020. A seleção passará a ser feita de forma independente da seleção do Fies original. Os candidatos para esta modalidade não vão mais precisar ter feito obrigatoriamente o ENEM. Além disso, os candidatos também não precisam mais apresentar um limite de renda familiar, que atualmente é de até cinco salários mínimos.

Outra mudança para o P-Fies está relacionada ao tempo de duração da seleção, que vai acontecer o ano inteiro. Ou seja, os candidatos poderão solicitar o financiamento em qualquer mês do ano.