Com as inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SiSU) em pleno andamento, os candidatos começaram a ter acesso as primeiras notas de corte para os cursos que estão sendo oferecidos através da plataforma. Assim como acontece todos os anos, os cursos de medicina aparecem entre aqueles mais concorridos, portanto com as maiores notas de corte.

Nota média mínima para cursos de medicina fica em 736 pontos no SiSU 2020/1

De acordo com os dados que foram divulgados no começo dessa quarta-feira, dia 22 de janeiro, a menor nota média para um curso de medicina era encontrada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), localizada em Mossoró/RN. A nota de corte que estava sendo informada era de 736,04 pontos;

Do outro lado, a instituição que estava apresentando a maior nota de corte era a Universidade Federal do Amapá (Unifap), exigindo que os candidatos tivessem 898,90 pontos para conseguir uma das vagas oferecidas.

Vale lembrar que essas informações referentes as notas de corte acabam sendo alteradas a todos momentos, pois dependem das inscrições feitas pelos candidatos. As atualizações vão sendo feitas ao longo do dia, sendo que os candidatos podem ter acesso as notas, acompanhando as informações através do site do SiSU.

As notas de corte são atualizadas diariamente, às 0h, conforme as inscrições recebidas durante o dia todo. As pontuações se dividem conforme as modalidades (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas), além de informar se há bônus ou não para a obtenção da média.

Nota média mínima para cursos de medicina fica em 736 pontos no SiSU 2020/1

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, nesta edição foram abertas 237.128 vagas em 128 instituições de ensino. As instituições federais têm reserva mínima de 50% das oportunidades para o Sistema de Cotas, pela Lei Federal (escola pública), mas as universidades (incluindo estaduais) podem ter vagas para ações afirmativas/cotas próprias.

Até as 10 horas da manhã desta quarta-feira, dia 22, o MEC tinha registrado 1.870.751 inscrições feitas por 993.311 candidatos. A diferença nos dados se dá basicamente em virtude da possibilidade dos candidatos escolherem entre duas opções de cursos.