Entre os dias 18 e 19 de agosto aconteceu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). De acordo com as informações que foram divulgadas pela organização do evento, mais de 1,2 mil estudantes de 11 estados diferentes.

Nordeste ganha quase 80% das medalhas na Olimpíada Nacional de História 2018

O grande destaque acabou ficando com os estudantes da região Nordeste. Do total de 75 medalhas que foram distribuídas, 59 acabaram indo para jovens dessa região do Brasil. Em relação aos estados que mais se destacaram, o Ceará aparece na primeira colocação, levando um total de 25 medalhas.

Podiam participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil alunos que estivessem regularmente matriculados nos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e também em todos os anos do Ensino Médio. Para participar, os estudantes tinham que formar equipes, que tinham que ter três alunos e um professor coordenador.

Nordeste ganha quase 80% das medalhas na Olimpíada Nacional de História 2018

Levando em consideração a quantidade total de estudantes que foram inscritos, o número chegou a 57 mil. Mas antes de ir para a etapa final, que aconteceu na Unicamp, as equipes de estudantes tinham que passar por seis etapas online, sendo que cada uma tinha duração de uma semana. Na etapa final, os estudantes tiveram que fazer uma prova dissertativa.

Confira a distribuição de medalhas por estado:

• Acre: 1 medalha (1 prata)
  • Bahia: 4 medalhas (3 bronze, 1 prata)
  • Ceará: 25 medalhas (11 bronze, 9 prata e 5 ouro)
  • Minas Gerais: 1 medalha (1 prata)
  • Pará: 1 medalha (1 bronze)
  • Paraíba: 2 medalhas (1 bronze, 1 prata)
  • Pernambuco: 15 medalhas (6 bronze, 5 prata, 4 ouro)
  • Rio de Janeiro: 2 medalhas (2 bronze)
  • Rio Grande do Norte: 13 medalhas (7 bronze, 5 prata e 1 ouro)
  • Rio Grande do Sul: 1 medalha (1 prata)
  • São Paulo: 10 medalhas ( 4 bronze, 1 prata e 5 ouro)