No ano das revelações no espaço, eis que a Nasa carrega mais uma novidade ao enviar um satélite para Marte. A nave Orion, uma capsula espacial que será capaz de transportar seres humanos ao espaço exterior, teve seu primeiro teste de voo sem tripulação na semana passada, partindo do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Cañaveral, na Florida. O lançamento ocorreu às 07h05 (no Brasil, às 10h05, segundo o fuso horário de Brasília) da sexta-feira passada, decolando majestoso sobre a supervisão de 27.000 pessoas que acompanharam ao vivo o lançamento da nave.

Características da viagem

NASA Marte

O Orion conta com um design precisamente parecido ao do Apolo XI, que alcançou grandes pilares do estudo sobre o espaço em torno dos anos 60. Com uma partida de sucesso após uma subida de 17 minutos, a nave fez o primeiro dos dois percursos previstos sobre a órbita terrestre, acerca de 5.800 km da terra, considerando uma distancia de lançamento quase 14 vezes maior que a Estação Espacial Internacional.

Sendo a primeira cápsula formulada para transporte de humanos ao espaço exterior desde as naves utilizadas nas missões Apolo, lançadas há quatro décadas para levarem o homem à Lua, a Orion deve aterrissar no oceano pacífico em seu retorno, num ponto localizado a 965 km a sudoeste de San Diego, na Califórnia.

Objetivo do lançamento da Orion

Nasa envia satélite para Marte

O principal objetivo da Nasa com o lançamento da Orion busca avaliar o rendimento da cápsula diante de desafios de viagem, como a separação por etapas do foguete e a elevada radiação a qual será exposta, além do forte calor de 2.200ºC antes do pouso. O lançamento bem sucedido da nave já é uma boa expectativa aos astronautas e engenheiros que trabalharam em sua projeção: A previsão de retorno da nave será fundamental para que possamos estabelecer critérios sobre um possível voo tripulado da Orion em 2021, considerando uma viagem à Lua, a um asteroide ou ao próprio planeta Marte.

Objetivando futuras missões, a nave foi projetada para transportar seres humanos ao espaço, e desde as missões Apolo, os estudos feitos sobre seu lançamento eram especulados para garantia de segurança na viagem.

O lançamento bem sucedido levanta novas expectativas de viagens ao espaço, resultando em um momento amplamente emocionante para a comunidade cientifica. Com o apoio da tecnologia, a nave extremamente avançada, tanto em segurança quanto suporte para a viagem, será a única capaz de enviar seres humanos a Marte.