O programa de financiamento estudantil do governo vai passar por algumas mudanças para este ano de 2019. As principais alterações serão feitas na modalidade que foi lançada no ano passado e que foi chamada de P-FIES, que tinha juros variáveis e estabelecidos pelos próprios bancos parceiros, na tentativa de unificar os programas de crédito oferecidas pelas próprias instituições.

Modalidade do Fies com juros terá mudança em 2019

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, a média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais usada para fins de classificação, mas apenas como um requisito. O sistema irá pré-selecionar mais candidatos que o número de vagas e os primeiros que fecharem o contrato na instituição financeira ficarão com as vagas.

Um dos problemas detectados nessa modalidade no ano passado foi que a grande maioria dos alunos que eram chamados no P-FIES não fechavam contrato aguardando ser chamado nas listas de espera do FIES normal, e isso acabou gerando um número muito abaixo do que era esperado em termos de contratos assinados.

Modalidade do Fies com juros terá mudança em 2019

Além disso, alunos que desconheciam a nova modalidade iam ao banco achando que tinham passado no FIES, sem juro, e também desistiam. “Os estudantes não se atentam em ler o edital e o site do FIES. O Governo fez ampla divulgação e as faculdades possuem comissões que orientam os estudantes sobre o programa”, opina Alexandre Mori, gerente de financiamento do Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

De acordo com o cronograma que foi divulgado pelo Ministério da Educação, as inscrições para o Fies 2019/1 poderão ser feitas entre os dias 5 e 12 de fevereiro. Serão oferecidas 100 mil vagas na modalidade sem juros e um número ilimitado de vagas no P-FIES.