Nos últimos dias, uma série de informações acabaram começando a circular pelas redes sociais e pelos aplicativos de troca de mensagem dando conta de um possível adiamento da edição deste ano de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas o ministro da educação, Abraham Weitraub, fez questão de desmentir pessoalmente estes adiamentos.

Ministro da Educação desmente informação sobre adiamento do Enem 2020

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas mensagens que começaram a circular, e que não tinham fontes oficiais, a pasta estaria adiando sem previsão de nova data as provas que aconteceriam este ano. As mensagens chegaram a ser repercutidas por alguns grandes jornais brasileiros, como O Globo.

O Ministro da Educação utilizou o seu perfil no Twitter para afastar estas notícias. De acordo com suas próprias palavras: “É muito cedo para qualquer posição e seguiremos a orientação do ministro Mandeta [Ministro da Saúde].”

Por enquanto, o ENEM 2020 ainda não possui data confirmada para acontecer. Por enquanto, as informações ainda são as mesmas que tinham sido divulgadas no ano passado, com a previsão da realização das provas digitais, em caráter experimental, no mês de outubro, e da realização das provas tradicionais acontecendo no mês de novembro.

Ministro da Educação desmente informação sobre adiamento do Enem 2020

Para esta realização das provas digitais, que deve ser o primeiro grande teste para uma possível alteração no formato das provas para as edições futuras, a previsão é d que cerca de 50 mil estudantes consigam participar, em 15 capitais diferentes.

Vale lembrar que algumas outras datas acabaram sendo prorrogadas anteriormente. No dia 18 de março o MEC anunciou a prorrogação do período das listas de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1 em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).