O Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, utilizou a sua conta no Twitter para afirmar que as universidades públicas brasileiras não serão privatizadas em sua gestão. De acordo com as palavras do ministro: “As Universidades Públicas são patrimônio da Nação. Não serão privatizadas. Mas serão geridas com total transparência, a fim de que os brasileiros saibam, tintim por tintim, como é utilizado o suado dinheiro que sustenta essas instituições. Menos Brasília e mais Brasil!”.

Ministro afirma que Universidade públicas não serão privatizadas

A ideia de privatizar algumas instituições de nível superior que atualmente são mantidas pelo estado brasileiro surgiu no interior do gabinete de educação como uma possível solução para a crise financeira do setor.

De acordo com os dados que foram divulgados pelo Censo da Educação Superior, atualmente o Brasil conta com 2.448 instituições de nível superior no Brasil. Dessas, 96 são públicas e 63 são universidades federais, ligadas diretamente ao MEC. As públicas concentram mais de 2 milhões de matrículas, 24,7% do total dos universitários do país.

Ministro afirma que Universidade públicas não serão privatizadas

O Brasil conta como meta, estipulada no Plano Nacional de Educação, colocar um terço da população de 18 a 24 anos de idade no ensino superior até o ano de 2024. De acordo com os dados do mesmo censo, atualmente são 23% dessa população que estão devidamente e inscritas no ensino superior.