Mais uma denúncia contra supostas irregularidades na execução do Exame Nacional do Ensino Médio vai ser investigada. Desta vez o órgão que já confirmou que vai abrir um processo levantamento de informações é o Ministério Público Federal do Piauí. O motivo seria um suposto vazamento do tema da redação do ENEM que foi realizado no último final de semana em todo o Brasil.

Ministério Público Federal vai investigar denúncias de vazamento da redação do ENEM

Estudantes que fizeram a prova no estado do Piauí informaram terem recebido, através do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, uma imagem revelando o tema que da redação que seria aplicada horas depois. O tema escolhido pelo MEC e pelo Inep este ano foi relacionado a publicidade infantil.

O Ministério Público não descarta um pedido de nulidade do exame na medida que a fraude for comprovada. Mas o procurador ressalta que isso deverá ser feito somente depois que o órgão realmente conseguir ter uma ideia concreta do tamanho do problema.

“O caso tem que ser apurado e faremos isso junto com a Polícia Federal. Ninguém sabe se a fraude ocorreu da mesma forma em outros estados, mas será avaliado a sua dimensão. Só depois da investigação é que o processo de anulação será discutido. Vamos pegar as provas e ver quais são as medidas a serem tomadas”, declarou o procurador chefe do Ministério Público, Antônio Cavalcanti.

Vazamento do tema

Ministério Público Federal vai investigar denúncias de vazamento da redação do ENEM  2

O processo começou a ganhar corpo depois das denúncias de um estudante de 17 anos de idade que afirma ter recebido uma foto no seu smartphone, através do WhatsApp, onde o tema da redação do ENEM 2014 aparece nitidamente. O estudante afirmou que recebeu aquela imagem no último domingo, por volta das 11 horas da manhã, pelo menos duas horas antes do início dos exames.

Por enquanto o Inep divulgou apenas uma nota afirmando que, até ontem, não havia nenhum indício de que o tema da redação do ENEM realmente tivesse sido divulgado com antecedência.