O Ministério da Educação confirmou para esta segunda-feira, dia 23 de fevereiro, a reabertura das inscrições para novos contratos do Fies. Os estudantes que desejam se cadastrar para conseguir o financiamento estudantil devem acessar o site do programa, que passou por uma reformulação completa.

Ministério da Educação reabre inscrições para o Fies nesta segunda-feira

De acordo com o novo cronograma divulgado pelo MEC, as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 30 de abril. Uma novidade que já começa a valer para as inscrições deste ano é o fato do governo utilizar indicadores de desempenho e também de qualidade da instituição de ensino superior escolhida pelo estudante antes de liberar os recursos.

Para conseguir garantir o financiamento, o estudante não deve apenas passar pela etapa de inscrição online. Também é preciso comparecer até um dos agentes financeiros credenciados pelo Fies para que todas as informações sejam confirmadas se o contrato encaminhado.

Novas regras

Ministério da Educação reabre inscrições para o Fies nesta segunda-feira 2

Apesar do governo ter anunciado que a partir do processo seletivo deste ano exigiria que os estudantes obtivessem uma nota mínima no Enem para solicitar o seu financiamento, ainda não está confirmada se de fato será feita esta exigência a partir desta segunda-feira, uma vez que o sistema ainda não havia entrado no ar até o fechamento desta matéria.

Caso as novas regras já estejam valendo, os estudantes terão que informar seu número de inscrição no Fies. Na prova será exigido uma nota mínima de 450 pontos e também não serão aceitos inscritos que tenham zerado a prova de redação. Professores da rede pública que lecionam na educação básica e estejam matriculados em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia ficam isentos da regra.