Recentemente o Ministério da Educação o MEC divulgou através do Diário Oficial da União uma portaria regulando algumas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio. Todas as mudanças eram esperadas desde que o MEC acabou convocando uma consulta pública existente sobre o exame.

Quais foram as mudanças já aprovadas?

Com relação as mudanças já aprovadas, a primeira grande mudança listada no documento deverá tratar de uma certificação de conclusão de ensino médio. Além disto, a partir de agora o Enem deverá deixar de ser utilizado para este tipo de certificação. O exame, conforme a portaria divulgada, conta com objetivos de verificar conhecimentos de estudantes ao final do ensino médio.

Até a última edição do Enem, ao realizar as inscrições os estudantes poderiam solicitar uma certificação através do Enem. Conforme o MEC, no ano de 2016 somente 7,7% dos estudantes que se inscreveram com este tipo de intenção alcançaram a nota mínima que for exigida.

Sobre a isenção

Outro item que teve mudanças substanciais são regras para isentar os estudantes de custos de inscrição do exame. A partir disto, deverá ficar assegurado o benefício para diversos estudantes de escolas públicas e membros de famílias que possuam baixa renda. Os estudantes que forem isentos e faltarem as provas sem justificativas deverão perder o direito aos exames no ano seguinte.

O Inep não divulgou ainda o valor que deve ser cobrado pelo Enem 2017. Este edital está previsto para ocorrer na próxima segunda feira, no dia 10 de abril e as inscrições deverão estar abertas entre as datas de 8 a 19 de maio.

Outro tipo de mudança que já deverá estar aprovado para este ano é a aplicação de exame em dois domingos seguidos, e não mais em apenas um final de semana. Com isto as provas estão marcadas para as datas de 5 e 12 de novembro de 2017.