Foram divulgados nesta semana a lista dos aprovados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao 2º semestre de 2022. De acordo com as informações que foram divulgadas no cronograma oficial deste processo seletivo, os candidatos que forem chamados deverão comprovar os dados junto às instituições até o dia 7 de outubro.

Ministério da Educação libera resultado da lista de espera do ProUni 2022/2

A Lista de Espera pode ser encontrada no site do ProUni.

Os candidatos devem ficar atentos, pois eles terão apenas ao longo desta semana para confirmar as informações que foram enviadas através do sistema junto às instituições de ensino que estão chamando para a vaga. Essa confirmação deve ser feita seguindo as orientações da instituição, que pode definir um horário específico para o atendimento e também um determinado local.

Essa edição do ProUni ofereceu 190 mil  bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino privadas do todo o Brasil. Somente puderam candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma vez que eles foram avaliados pelas notas do exame educacional.

Ministério da Educação libera resultado da lista de espera do ProUni 2022/2

Podiam participar do ProUni 2022/2 os estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo (novidade) e estudantes com deficiência. Também puderam se inscrever professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não foi necessário comprovar renda.

Nesta edição os candidatos podiam utilizar qualquer uma das duas edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Normalmente os candidatos podiam utilizar apenas a edição mais recente da prova, mas devido a situação fora do normal da pandemia o Ministério das Educação abriu essa exceção.

Além disso, a partir desta edição os candidatos que fizeram todo o Ensino Médio na rede privada de ensino, mesmo não sendo na condição de bolsista, também podem participar da seleção, desde que atualmente sua família seja classificada dentro dos critérios socioeconômicos.