O Ministério da Educação está dando início nesta semana a uma consulta que está sendo feita tanto nos Estados quanto no Distrito Federal com o objetivo de coletar uma série de informações que serão utilizadas na construção de uma base nacional comum curricular. O projeto visa definir o que os alunos precisam aprender em cada etapa de ensino e é considerada uma antiga demanda de professores e profissionais da área de educação.

Ministério da Educação inicia consultas para construção da base nacional curricular

O MEC não divulgou ainda o cronograma completo do projeto, sendo que neste primeiro momento a principal preocupação do Ministério é coletar as informações das diferentes regiões do Brasil para conseguir unificar este plano de ensino.

No primeiro momento o pedido de informações foi enviado diretamente para cada secretário de Educação e também para as representações da União dos Dirigentes Municipais de Educação.

Ministério da Educação inicia consultas para construção da base nacional curricular 2

A partir do recebimento deste comunicado os dirigentes deverão entrar no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC e responder ao questionário que possui perguntas sobre as três etapas da educação básica no Brasil: Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Todas as perguntas que foram feitas aos dirigentes estão diretamente relacionadas as normas curriculares produzidas pelos sistemas de educação a partir do ano de 2010. Neste ano foram publicadas as atuais normativas e diretrizes nacionais da educação.