O Ministério da Educação confirmou neste início de semana a criação de mais um programa voltado a capacitação de estudantes de todo o País. Desta vez será o Idioma sem Fronteiras. Além dos estudantes, o programa também vai focar na capacitação em idiomas de professores e corpo técnico-administrativo das instituições de educação superior públicas e privadas.

Ministério da Educação confirma programa Idioma sem Fronteiras

A portaria que cria o programa Idioma sem Fronteiras foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União. Além da capacitação em idiomas estrangeiros, o programa também terá módulos específicos para o ensino da língua portuguesa para estrangeiros.

Ainda pouco se sabe sobre como vão funcionar os processos de seleção para cada uma das categorias que serão trabalhadas pelo projeto, mas haverá o lançamento de editais para cada uma das modalidades. De acordo com as informações que constam no texto que foi publicado nesta segunda-feira, o programa terá capacitações em aulas presenciais e também aulas virtuais.

Idiomas

Ministério da Educação confirma programa Idioma sem Fronteiras 2

Uma informação que não conta na portaria e que ainda não foi confirmada pelo Ministério da Educação é em relação aos idiomas estrangeiros que estarão incluídos no programa. Primeiramente o programa terá a formação de um núcleo gestor composto por integrantes designados pelo MEC. Este núcleo vai aumentando à medida que novos idiomas forem incluídos no processo.

A portaria informa ainda que a execução do programa será através de convênios e acordos de cooperação entre órgãos e entidades do governo, nos mesmos moldes de outros programas do MEC, como o Ciências sem Fronteiras.