O Ministério da Educação (MEC) confirmou a criação de mais uma universidade federal, desta vez em Goiás. Trata-se da Universidade Federal de Catalão (UFCat), que estará localizada no sul de Goiás e a 260 km da capital Goiânia. De acordo com as informações que foram divulgadas, a instituição nasceu a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Estamos aqui porque acreditamos que a educação é o melhor caminho para o Brasil. E a Universidade Federal de Catalão é o melhor caminho para dar o contexto local, respeitando aquilo que Catalão realmente precisa”, afirmou o ministro Rossieli Soares em visita a cidade na última segunda-feira, 21 de maio.

O MEC confirma que todos os cursos, professor e alunos que dos prédios 1 e 2 do campus de Catalão da UFG passam agora a integrar a UFCat. São 3.500 alunos, pouco mais de 450 servidores efetivos, cerca de 130 servidores terceirizados, além de 28 cursos de graduação, 10 mestrados e dois doutorados.

A partir desta confirmação, o Brasil passa a ter 66 universidades federais. Este ano já haviam sido criadas outras duas instituições: a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

Uma das principais novidades da nova Universidade Federal do Catalão será um curso de medicina. O MEC confirma um investimento de R$ 8,85 milhões para os prédios que vão abrigar a área de saúde, com laboratório de técnicas operatórias, de habilidades médicas e multidisciplinar, auditório de 100 lugares, salas de tutoria, de professores e de coordenação, secretarias, cantina, fotocopiadora e banheiros.